Papel e caneta na mão! Vamos mostrar como você, empresário e empresária, podem tornar sua empresa mais interessante para os bancos e, consequentemente, ter acesso aos produtos das instituições financeiras.
- Escolha a atividade econômica correta para aquilo que você realizará: é comum os bancos analisarem o motivo pelo qual a empresa procura crédito, analisando o CNAE da empresa. Então, é importante que na hora de abrir sua empresa, o(a) empresário(a), inclua as atividades pertinentes à sua atividade.
- Informe o capital social da sua empresa, adequadamente: outro ponto muito avaliado pelas instituições financeiras, na hora de conceder crédito é o capital social da empresa (aquele que pode ser consultado na Receita Federal). Empresas com baixo capital social tendem a ter menores ofertas de crédito.
- Escolha bem seu contador: muitas vezes, o contador é o primeiro orientador do empresário e, em alguns casos, é este profissional que registra o primeiro contrato social da empresa. Além disso, o contador pode orientar sobre a forma de tributação, contratação, folha de pessoal e muitos outros assuntos delicados da rotina empresarial.
- Ss sócios também são importantes: os bancos costumam avaliar o risco da empresa, também pela análise dos seus sócios. E quanto maior a participação societária do sócio no contrato social, mais importante se torna a análise dele.
- Tempo também conta: pesquisas apontam que grande parte das empresas fecham no seu primeiro ano. Uma outra parcela, no segundo. Por isso, o tempo de existência da empresa é importante para as instituições financeiras.
Estes não são os únicos detalhes levados em consideração na hora de conceder crédito pelos bancos. Mas tendo uma boa base e considerando as dicas acima, certamente a sua empresa terá mais facilidade na hora de conseguir crédito.